- Espermicida: Cremes que se colocam no fundo da vagina e que matam os espermatozóides. Utilizado sozinho tem pouca eficácia, mas quando utilizado em conjunto com os métodos de barreira aumenta notoriamente a sua eficácia (Preservativo + espermicida = 95 % de eficácia). As desvantagens são que podem causar alergias e protegem pouco contra doença sexualmente transmissíveis.
- Diafragma - O diafragma é um dispositivo de borracha com um aro flexível que se introduz na vagina. Quando correctamente introduzido previne o contacto do esperma com o colo do útero. Tem a vantagem de não interferir com o acto sexual, só é realmente eficaz se for utilizado em conjunto com um espermicida, tendo 87% de eficácia. Tal como o espermicida não protege contra DST's.
Fonte: Anticoncepçao |
- Dispositivo intra-uterino – É um pequeno objecto metálico ou de platico que é colocado no útero pelo ginecologista que tem uma duração de 5 anos. Existem dois tipos: com hormonas (SIU) e com cobre (DIU). Tem a função de dificultar a progressão dos espermatozóides até às trompas de Falópio e impede a nidação do blastocisto.
Fonte: Educaçaosexual
Pode ver aqui informação relativa aos preservativos, à vasectomia ou à laqueação das trompas de falópio.
|
0 comentários:
Enviar um comentário