terça-feira, 4 de março de 2014

Objecto de estudo de Morgan: Drosophila melanogaster

Drosophila melanogaster  é um inseto pequeno (cerca de 3mm de comprimento e 2mm de largura), também conhecida por mosca da fruta.
Drosophila Melanogaster, conhecida geralmente por mosca da fruta
Esta mosca é o ser vivo mais utilizado como objeto de estudo em biologia, especialmente em genética.

Esta espécie de moscas apresenta dimorfismo sexual. As fêmeas são, geralmente, ligeiramente maiores que os machos e apresentam uma alternância típica de listas claras e escuras no abdómen, enquanto que os anteriores apresentam a extremidade do abdómen negra devido à fusão dos segmentos terminais. Mas, o critério verdadeiramente objetivo para distinguir o sexo baseia-se na observação de uma estrutura pilosa, exclusiva dos machos, denominada “pente sexual”, situada no primeiro par de patas junto à cabeça.
A estirpe selvagem tem olhos vermelhos, listas amarelas e pretas no abdómen, tórax cinzento e asas longas.
Dimorfismo sexual em Drosophila melanogaster



O ciclo de vida da Drosophila Melanogaster dura cerca de 12 dias e estes seres têm uma esperança média de vida de aproximadamente 60 dias.
As fêmeas podem pôr, numa semana, várias dezenas de descendentes resultantes de uma única fecundação. Os ovos da Drosophila melanogaster medem cerca de 1mm. Em média demora um dia entre a fertilização e o aparecimento das larvas, estas larvas passam por vários estádios até formar uma pupa passados 6 dias, a eclosão dá-se após, cerca, de 5 dias. Após a eclosão, são necessárias cerca de 12h para os indivíduos se tornarem férteis.


O período de desenvolvimento destas moscas varia em função da temperatura. Os tempos descritos correspondem a uma temperatura de 25º C.






0 comentários:

Enviar um comentário

Relacionado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...