sexta-feira, 21 de março de 2014

Sistema imunitário

Todos os seres vivos possuem mecanismos internos de defesa contra micróbio, bactérias, protozoários, fungos e vírus, que constituem o sistema imunitário. É a actividade do sistema imunitário que nos permite manter saudáveis contra agentes patogénicos. Estes são responsáveis por inúmeras mortes e doenças e incluem vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas.
O sistema imunitário é constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo e de desenvolver acções que protegem o organismo dos agentes patogénicos e das células cancerosas. Este reconhecimento baseia-se num conjunto de glicoproteínas superficiais da membrana citoplasmática que funcionam como marcadores celulares.
Assim, fazem parte do sistema imunitário:
ü  Diferentes tipos de leucócitos e macrófagos;
ü  A medula vermelha dos ossos e o timo onde se formam e diferenciam os leucócitos;
ü  O baço, os gânglios linfáticos, o apêndice, as amígdalas e o adenóides onde se concentram os leucócitos; 
Fonte: veja.abril

Os leucócitos, produzidos no tecido linfático e na medula vermelha dos ossos, são libertados no sangue, a partir do qual passam para os tecidos onde levam a cabo funções de reconhecimento e de defesa. Existem 5 tipos de leucócitos evidenciados na figura 9.
Fonte: Biologicamentefalando

0 comentários:

Enviar um comentário

Relacionado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...